Capacitação contínua: Atualização das NRs - Guindastes Cunzolo - Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté - SP e Três Lagoas - MS Capacitação contínua: Atualização das NRs - Guindastes Cunzolo - Campinas, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté - SP e Três Lagoas - MS
x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Capacitação contínua: Atualização das NRs

12/04/2024

Na última semana, na unidade da Cunzolo em São José dos Campos, a equipe operacional participou de um treinamento de atualização e capacitação contínua sobre as Normas Regulamentadoras, as NRs. O responsável por conduzir os treinamentos foi Luciano Prado, Técnico de Segurança do Trabalho na Cunzolo.


Luciano Prado, técnico de segurança da Cunzolo, ministrando treinamento para operadores.

NRs e segurança

A conformidade com as NRs não é apenas uma obrigação legal; é um compromisso com a segurança e o bem-estar dos colaboradores. Nesse sentido, a capacitação contínua das equipes é essencial para garantir a plena compreensão e aplicação dessas normas no ambiente de trabalho, promovendo uma cultura organizacional que valoriza a saúde e o bem-estar de todos.

A capacitação quanto aos requisitos de segurança estabelecidos pelas NRs oferecem uma oportunidade valiosa para atualizar e aprimorar o conhecimento dos colaboradores e que, além de abordar aspectos teóricos, esses treinamentos devem incluem atividades práticas e simulações de situações reais, permitindo que os participantes desenvolvam habilidades práticas para lidar com os desafios do dia a dia.

Para este treinamento específico, foram abordadas as Normas Regulamentadoras 11, 12 e 18, que já foram discutidas em detalhes em outros posts, destacando a importância de cada uma no contexto da movimentação de carga e trabalho em altura. Os benefícios são concretos quando as normas são implementadas adequadamente. Isso inclui a habilidade dos colaboradores em identificar e minimizar riscos, resultando na redução de acidentes e lesões no local de trabalho, além do aumento da produtividade e da conformidade com as normas para evitar penalidades.

A NR 11 trata sobre Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de materiais, e serve para estabelecer requisitos de segurança para operações envolvendo transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais, definindo padrões para o uso seguro de equipamentos de movimentação, como empilhadeiras, guindastes. A NR 11 não trata especificamente do trabalho em altura, porém suas diretrizes sobre segurança quanto a movimentação de materiais são essenciais para prevenir acidentes relacionados à queda de objetos em áreas elevadas.

A NR 12 é a segurança durante a operação de máquinas e equipamentos, com o
objetivo de estabelecer requisitos mínimos para garantir a segurança durante a operação de máquinas e equipamentos. São definidos requisitos para proteção contra riscos mecânicos, elétricos, ergonômicos e de queda de altura, contribuindo para garantir a segurança dos trabalhadores em altura ao estabelecer medidas de proteção em máquinas e equipamentos utilizados em operações elevadas.

Por fim, a NR 18 aborda as condições e ambiente de trabalho, executados na indústria e construção. Essa norma estabelece as diretrizes para garantir condições seguras e saudáveis nos canteiros de obras, incluindo requisitos específicos para a movimentação de materiais em canteiros de obras, como sinalização adequada, uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) e organização do trabalho para evitar acidentes. Apesar da NR 18 também não ser exclusivamente dedicada ao trabalho em altura, suas disposições sobre segurança no canteiro de obras também são relevantes para prevenir quedas e outros riscos associados à movimentação de carga.



Luciano Prado e equipe durante treinamento, na Cunzolo SJC.


Os colaboradores envolvidos no treinamento foram Danilo Gonçalves Godoy (rigger), Edivan Aparecido dos Santos e Saulo José Martins (motorista operador de guindastes), Adilson Fernandes Teodoro (auxiliar de movimentação de carga), Valdir Maximo de Souza (motorista carreteiro), Saulo José Martins (motorista operador de guindastes) e Gustavo Gomes da Silva Barbosa (auxiliar de movimentação de carga).

Ao dedicar recursos para capacitar e desenvolver nossas equipes, fortalecemos nosso compromisso com a segurança e a excelência operacional. Convidamos você a explorar nossas redes sociais para conhecer mais sobre nossa expertise no segmento de movimentação de carga e trabalho em altura.

Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X