x
Cunzolo no Ar

Locação de Guindastes e Plataformas Aéreas

Mês do carnaval na Cunzolo

06/03/2024

Encerramos mais um mês com as últimas notícias da Cunzolo. Nossa editoria compilou os principais acontecimentos do mês, destacando momentos de inovação e comprometimento durante o Carnaval.

Começamos com muita inovação, quando se trata de aquisição de novos equipamentos. Neste mês, a Cunzolo adquiriu mais um modelo Palfinger, o guindaste articulado PK 165.002 TEC 7.

Guindaste Palfinger

Nova aquisição: mais um guindaste Palfinger

A nova geração de guindastes articulados da Palfinger apresenta avanços significativos em tecnologia, robustez e eficiência. Um exemplo é o modelo PK 165.002, que possui um alcance máximo vertical de 36 metros e alcance horizontal hidráulico de 21 metros, inclinação negativa de até 15 graus do braço articulado e sua capacidade de carga pode chegar até 32000 kg. Uma característica inovadora é o ângulo de giro infinito, o que o torna ideal para operações em espaços limitados e de difícil acesso.

Continuando a abordagem sobre inovação, a Cunzolo recebeu reconhecimento da própria Tadano, que destacou em seu website a expansão da frota da empresa com o guindaste Tadano ATF 400, sob o título “Elevando para um novo patamar: Cunzolo expande sua frota com o novo guindaste Tadano ATF 400”.

Um dos astros da Cunzolo, o Tadano ATF 400G-6, foi o protagonista em uma grande operação de içamento, em Botucatu, SP. A operação foi conduzida em uma multinacional fabricante de revestimentos e teve duração total de aproximadamente 14 dias, dos quais 12 foram dedicados à operação em si e 2 para mobilização e desmobilização. O objetivo era deslocar estruturas pré-moldadas, cada uma pesando 24 toneladas, na área de expansão da unidade fabril.

Tadano ATF400Guindaste Rodoviário Telescópio Tadano ATF 400 G-6

As operações do mês de fevereiro foram um sucesso: durante o feriado de Carnaval nossa equipe do operacional e de remoção conduziram uma operação de movimentação de carga no setor industrial da cidade de São José dos Campos, SP.

Luciano Prado e equipe Cunzolo

Luciano Prado (o primeiro à direita da foto) e equipes durante atividade de içamento

Na operação participaram os operadores de carreta Thiago Santos e Valdir Maximo de Souza, além de Frederico Santos Silveira, como operador de plataforma. O motorista responsável pelo transporte foi Fernando Firmino e os operadores dos guindastes foram Edivan Aparecido dos Santos e Nelson Gonçalves Oliveira.

Os equipamentos utilizados na operação foram dois guindastes telescópicos, um ATF 220 e um 90 ton, para realizar o içamento (carga/descarga), uma carreta GT75 para o transporte das peças, além de uma plataforma Socage 337, que serviu de para acesso em altura para amarração das peças.

ATF 220ATF 220, com a peça içada, carregando a carreta GT75 para transporte até a unidade industrial

Os itens a serem movimentados incluíam um tanque TM 11000, com dimensões de 9,32m de altura e 3,10m de diâmetro, pesando 16.800 kg, e um vaporizador CFH 7500, medindo 5,12m de altura, 0,72m de largura e 2,36m de comprimento, com um peso aproximado de 290 kg.

ATF 220

ATF 220 em operação de movimentação de carga em São José dos Campos

Para garantir eficiência e segurança em suas operações, a Cunzolo realiza as vistorias prévias ao local de operação, além do planejamento e estudo de rigging. Essas avaliações detalhadas consideram o local da operação e seu objetivo, além de identificar possíveis interferências durante a realização das atividades. Nossas equipes estão preparadas para lidar com essas adversidades, e na operação específica mencionada, foi necessário podar alguns galhos de árvores que poderiam atrapalhar no içamento das peças.

Ainda sobre as operações, o guindaste articulado de 25 toneladas com jib Palfinger PK 100000 participou de uma atividade de movimentação de carga em São José dos Campos, SP.

Equipe CunzoloLuciano Prado e equipe durante operação realizada no sábado, 17

A atividade envolveu a desmontagem e montagem de trilhos de pontes rolantes, considerada de alta criticidade, sendo dividida em três dias distintos. A equipe responsável pela execução foi composta por Ezequias Campos, como operador;

Adilson Teodoro, como rigger, Jailson Lopes dos Santos como auxiliar de movimentação de carga.

Guindaste PK 100 000 Guindaste PK 100 000 durante operação

Palfinger PK 100 000 Palfinger PK 100 000 em ação

Fazendo parte da estratégia de gestão da Cunzolo, as equipes participam mensalmente de treinamentos, com foco na capacitação contínua. Durante o mês de fevereiro, na unidade de São José dos Campos, as equipes receberam atualizações sobre a NR 18 e 20.

A Norma Regulamentadora NR 18 trata das diretrizes administrativas, de planejamento e organização para implementar e controlar medidas de segurança na indústria, na execução de serviços, utilização adequada de equipamentos de proteção individual (EPIs) e de equipamentos de trabalho, como elevadores, andaimes, plataformas, dentre outros equipamentos.

Treinamento NR18Marcio Leandro de Oliveira e equipe operacional durante treinamento NR18, na unidade Cunzolo de São José dos Campos/SP.

A NR 20 define requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho relacionados aos riscos de acidentes provenientes das atividades com inflamáveis e combustíveis, estabelecendo a necessidade de capacitar os trabalhadores que lidam com substâncias inflamáveis e combustíveis, direta ou indiretamente.

Segundo o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), as empresas devem levar em consideração todas as questões ligadas à saúde e bem estar de todos os colaboradores. Os treinamentos são essenciais para conscientizá-los sobre os riscos, e desempenham um papel crucial na proteção dos trabalhadores e na prevenção de acidentes, fornecendo instruções claras para as operações mais seguras.

Equipe Cunzolo Equipe Cunzolo durante treinamento sobre NR 20, na unidade de São José dos Campos/SP.

Nossas publicações visam informar de forma clara e acessível sobre o segmento de movimentação de carga e trabalho em altura. Buscamos destacar os pontos mais relevantes que caracterizam essas operações, facilitando o entendimento de todos. Dessa forma, contribuímos para promover a cultura de melhoria contínua no setor.

Um exemplo prático dessa cultura são as reuniões mensais realizadas para analisar indicadores e ocorrências. Nesses encontros, são definidas as metas para o próximo mês, onde o progresso alcançado é avaliado e as áreas que podem ser aprimoradas.

Reunião de melhoria contínuaLúcio, gestor operacional, durante reunião de melhoria contínua

Durante um dos Diálogos Diários de Segurança (DDS) conduzido por Lisandra Faria, técnica de Segurança do Trabalho, foram discutidos os conceitos de Lean e 5S, em relação à melhoria contínua.

O Lean nada mais é do que uma filosofia de gestão inspirada nas práticas e resultados do Sistema Toyota de Produção (TPS), sendo uma abordagem diferenciada para a gestão. Dentro do Lean, a metodologia 5S é uma ferramenta que visa melhorar a eficiência, a segurança e a qualidade no ambiente de trabalho. Os cinco "S" representam cinco palavras japonesas, que descrevem as etapas do método, são elas: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina);

A Cunzolo está comprometida em aprimorar continuamente os serviços prestados, sempre alinhados aos seus valores. Com mais de 56 anos de experiência, temos uma história rica para compartilhar! Nosso foco em tecnologia, inovação e sustentabilidade nos coloca sempre à frente no mercado.

Entre em contato com nossa equipe comercial, estamos sempre disponíveis para esclarecer suas dúvidas e auxiliar em suas operações.

Abraços da equipe Cunzolo!

Fale Conosco

X